Resíduo de saúde: incineração e autoclavagem

 em blog

Os resíduos de Serviço de Saúde (RSS) são resíduos gerados no serviço oferecido à saúde humana ou animal, inclusive assistência domiciliar, instituições de ensino e pesquisa da área da saúde.

Para tratamento desses resíduos existem dois processos:

Incineração: utilizado principalmente para tratamento de resíduos químicos por meio de um processo de oxidação a temperaturas superiores a 1000° C que resulta na transformação de materiais e redução de seu volume em 94%. O processo converte materiais combustíveis em cinzas e gases. Os gases são eliminados para a atmosfera por meio de chaminés, enquanto as cinzas podem ser dispostas em aterros para resíduos perigosos.

Autoclavagem: método de tratamento utilizado para a esterilização de materiais contaminados por microrganismos patogênicos, que consiste na aplicação de vapor de água sob alta pressão e temperatura (entre 105 e 180°C) e tempo de exposição que proporcionam a inativação dos microrganismos presentes, através de um equipamento chamado Autoclave. Ao fim do processo, os resíduos não sofrem alteração em sua forma física e são descartados em aterro sanitário para resíduos não perigosos.

Fonte: https://cetesb.sp.gov.br

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário